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Entenda e influencie as principais métricas

Existem muitas métricas para blogs e sites, algumas das quais abordamos no artigo “Como usar estatísticas e métricas para melhorar seu blog”. Na prática, concentrar-se em apenas algumas métricas importantes restringe o foco e facilita a otimização do site. Aqui, mostramos como medir os indicadores importantes para realizar uma avaliação completa do site a fim de obter o melhor resultado.
VOCÊ APRENDERÁ:
  • Sobre as principais métricas (indicadores nos dados do site)
  • Como influenciá-las
  • Dicas para interpretar as principais métricas para o marketing do associado
  • Os cinco grandes indicadores

    Os indicadores mais importantes dependem do tipo específico de site que você opera. Você precisa definir os alvos e ser claro sobre o que deseja alcançar com isso. Com base no que você determina como indicadores-chave, é possível tentar alcançar objetivos específicos, ou seja, aumentar a receita de um blog com o marketing do associado.

    Indicadores típicos do sucesso de um blog

    • Sessões: número de visitas de leitores em um determinado período.
    • Visualizações de página: número de postagens/páginas visitadas em um determinado período.
    • Tráfego do Google: números de visitantes de pesquisas “orgânicas” ou “naturais”.

    Métricas úteis do marketing do associado

    • CTR: Isso significa Taxa por clique (Click Through Rate) e é a porcentagem de visitantes de uma página que clica em um determinado link
    • Taxa de conversão: um valor percentual que indica quantos “clicadores” realmente realizam uma compra

    Impacto nestes indicadores

    Para influenciar positivamente esses indicadores-chave, é hora de realizar algumas ações no seu site. Siga estas dicas sobre como otimizar os cinco indicadores mencionados acima. Você pode testar diferentes estilos de artigos para ver quais deles obtém mais visualizações ou quais tipos de links convertem mais.

    Sessões

    Você quer que o número de visitas (sessões) aumente naturalmente ao ser encontrado nos mecanismos de pesquisa. Quanto mais visitantes no seu blog, mais provável que alguns deles cliquem em um Link no site do associado. Use todas as métricas de marketing e promoção à sua disposição. Faça uso das redes sociais – concentrando-se no Instagram e Pinterest, por exemplo, se você tiver muitas fotos próprias no seu blog ou site.

    Se seu blog é mais voltado aos negócios, o LinkedIn é uma boa escolha. Em última análise, a maioria dos visitantes virá de um bom SEO on-page simplesmente porque você recebe mais visitantes quando se encontra em uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa. Isso quase sempre será sua fonte número um de tráfego livre.

    Visualizações de página

    Essa métrica principal é o número de páginas ou postagens que um visitante visualiza quando visita seu site. Para aumentar o número de visualizações de página, inclua links internos (links entre páginas no seu site). É possível vincular facilmente artigos relacionados, por exemplo, avaliações mais antigas a produtos mais recentes. Também é possível fazer comparações ou criar um Top 5, um Top 10 e/ou uma tabela/lista de funcionalidades. Tente mostrar itens relacionados na parte inferior de seus artigos usando o plug-in de postagens relacionadas do WordPress. Naturalmente, criar novos artigos para os itens e tópicos mais populares é outra boa maneira de aumentar as visualizações da página.

    Tráfego de pesquisa

    Para aumentar o número de visitantes dos mecanismos de pesquisa, otimize seu site. Primeiro, cuide das medidas de SEO on-page: inclua conteúdo de meta tag relacionado, melhor vinculação interna, palavras-chave importantes no texto e otimize o tamanho do arquivo de imagens, vídeo e outros elementos semelhantes.

    CTR

    Para qualquer associado, aumentar a taxa por clique (CTR) é um primeiro passo importante para obter mais receita. Como regra geral, você deve incluir os Links no site do associado nos artigos do seu blog, mas não os use excessivamente. No entanto, a maioria dos artigos e, principalmente, todas as avaliações de produtos devem conter pelo menos um Link no site do associado.

    Em alguns artigos, você pode adicionar vários links e testar se isso melhora ainda mais a CTR geral. Outra ferramenta útil é a chamada “Call To Action”. Por exemplo, durante a apresentação de um produto, você pode incluir um Link no site do associado bem claro dizendo ao visitante o que fazer. Tente destacar isso, usando algo como um botão colorido com a indicação “Clique aqui” (Click Here) ou “Leia mais” (Read More).

    Taxa de conversão

    Quando se trata da taxa de conversão no seu site, você tem uma influência limitada, pois a conversão (a compra do produto) ocorre na loja on-line. No entanto, você pode influenciar a conversão ganhando a confiança dos visitantes, escrevendo análises de produtos justas e imparciais. É sempre uma boa ideia se familiarizar com todo o processo de compra. Entendê-lo e criar conteúdo com isso em mente pode ajudar a aumentar a taxa de conversão.

    Teste cada Link no site do associado criado por você e anote aqueles com as melhores taxas de conversão. Também vale a pena incluir no seu site um “aperitivo” do conteúdo que está disponível na página da loja real. Por exemplo, inclua imagens do produto para que elas sejam familiares ao usuário quando forem transportadas do seu site para a loja real da compra. Isso reforçará a conexão entre seu site e a loja e proporcionará uma transição mais suave para a experiência de compra.

    Repetir

    Essas medidas para otimizar índices e métricas não são imutáveis e não garantem o sucesso. Para obter melhores resultados, sempre teste e avalie com precisão as principais métricas para descobrir quais melhorias funcionam para seu tipo e estilo de site. Ferramentas como o optimizely.com permitem que você teste métricas e também indique quão confiáveis e significativos são os resultados.
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