Locale: Br flag. v342668329 Brasil

Central de Conhecimento

Projetando seu site ou blog

Um site ou blog não se trata apenas de conteúdo. Um visitante pode escolher permanecer ou abandonar em questão de segundos. É por isso que a seleção de um layout adequado é tão importante como o que você escreve.
O texto desempenha um papel subordinado na criação desta primeira impressão. Muitas vezes, o visual do site e o efeito geral de um design têm muito mais impacto no processo de tomada de decisão. Mas mesmo depois desse primeiro contato, o layout desempenha um papel importante. A “usabilidade” geral de um site – que é amplamente determinada pelo seu visual – é quase sempre um fator tão importante como a qualidade do conteúdo ao decidir se um leitor permanece no site ou se retorna.
A apresentação do conteúdo atual também é muito importante. Se um artigo não for legível, ninguém vai chegar ao final. Como contraponto, um site visualmente bem projetado inspira confiança nos visitantes e pode ser usado para estabelecer uma marca e aumentar as vendas ou comissões.

NESTE ARTIGO, VOCÊ APRENDERÁ:

  • Quais elementos de design são importantes
  • Como considerar a usabilidade
  • Quais elementos de design devem ser evitados

Repassando suas opções:

1. Layouts completos e gratuitos

O WordPress oferece modelos de design chamados “Temas”. Esses layouts gratuitos são criados por usuários especializados e são simples de baixar e instalar. Você também pode comprar modelos prontos de design criados por desenvolvedores profissionais por uma quantia relativamente baixa.

2. Crie a partir do zero

Se você estiver familiarizado com o design da web, poderá criar seu próprio layout ou adaptar um existente. Certifique-se de que o modelo não esteja desatualizado nem seja incompatível para poder admitir os novos recursos do CMS quando o WordPress for atualizado.

3. Contrate ajuda profissional

Se você decidir seguir a rota profissional, terá um layout verdadeiramente único, adaptado aos requisitos específicos do seu blog/empresa. Mas, além de pagar antecipadamente por esse serviço, você precisará planejar o pagamento para desenvolvimentos futuros ou alterações necessárias.

Dicas para um design vencedor:

1. Combine os elementos de design com seu assunto

O layout do tema do seu site ou blog deve se ajustar ao assunto. Isso se aplica ao design geral, mas também à sua escolha de cores, fontes e outros elementos individuais. Por isso, provavelmente não faz sentido usar um layout sofisticado e elegante em um blog de jardinagem. Por outro lado, cores variadas e fontes extravagantes em um blog sobre questões jurídicas também são inadequadas. Não se deixe levar por truques gráficos. Em vez disso, pense em como seu layout se ajustará ao conteúdo.

2. Mantenha a simplicidade

Seu modelo de layout selecionado não deve ter defeitos técnicos em termos de código HTML e CSS. Os tempos de carregamento também desempenham um papel importante. Isso é cada vez mais importante, tanto para os mecanismos de pesquisa quanto para os usuários, que vão abandonar um site rapidamente se as cargas forem muito longas. Um layout simples provavelmente terá menos bugs para corrigir e provavelmente carregará de forma mais rápida; e funções adicionais podem ser adicionadas posteriormente conforme o site evolui.

3. Priorize a usabilidade

Além dos elementos visuais de design, a usabilidade desempenha um papel importante no design do seu site. Em geral, ela você deve ser simples e clara. Os experimentos de design de web podem parecer inovações, mas assustam muitos usuários. Pergunte a você mesmo:
  • É fácil usar a navegação?
  • Um usuário sabe exatamente onde está?
  • É fácil encontrar um conteúdo importante?
  • Existem muitas ou poucas escolhas?
  • Existem elementos confusos?

Dicas sobre a usabilidade:

1. Personalize seu modelo

Um problema dos temas do WordPress e de outros designs de sites de modelos é que encontramos vários sites por aí com o mesmo layout. Isso pode ser um obstáculo ao tentar criar uma marca ou uma identidade exclusiva para seu blog ou site de negócios. No entanto, muitos modelos pagos de layout geralmente incluem extensas opções de personalização, permitindo implementar um design de aparência inovadora. Eles também são menos vistos do que os modelos gratuitos.

2. Design com monetização em mente

Se o objetivo do seu site é ganhar dinheiro, certifique-se de que nenhum dos elementos visuais atrapalhe isso. Por exemplo, certifique-se de que sua barra lateral é larga o suficiente para integrar banners; deixe espaço para um banner no cabeçalho. Você deve se certificar de que os Widgets que adiciona ao seu site sejam bem compatíveis e confiáveis.
Além disso, a área de conteúdo deve ser clara e prontamente visível, o que não só melhora a experiência do usuário, mas também permite uma melhor apresentação de links no site do associado e de outros conteúdos monetizados.

Para começar

Lembre-se de que o layout escolhido não precisa ser perfeito. É preferível começar com um layout simples e otimizar o design do seu site de forma gradual com o tempo. Não perca tempo valioso com pequenos detalhes de visual quando seu site já estiver on-line.
Compartilhe isto

Qual é a sua opinião?

Você tem alguma sugestão ou algum comentário sobre o site da Central de Associados? Conte-nos.