Aumente os seus ganhos com relatórios da Amazon

Como participante do Programa de Associados Amazon, é fundamental controlar regularmente o desempenho das suas redes socias e sites – é necessário ter sempre as informações mais atualizadas, já que trata-se da sua renda.

VOCÊ APRENDERÁ:
  • O que os relatórios individuais do Portal de Associados podem informar
  • Como gerar renda extra
  • Dicas para usar diferentes IDs de rastreamento
Todo produtor de conteúdo trabalha com algum objetivo: aumentar seu público, se tornar relevante, engajar um determinado grupo de pessoas e, por que não, fazer a demonstração de produtos e vendê-los. E quando você opta pela opção de fazer publicações para vender produtos com seu link de associado, é preciso saber exatamente como andam as suas vendas para entender como melhorar seu desempenho.

Isso porque garantir uma renda extra advinda das suas páginas nas mídias digitais, do seu canal de vídeos ou do próprio site é excelente para a sua vida financeira. Dessa forma, a Amazon disponibiliza uma visão detalhada do seu faturamento, além de informações importantes sobre como mudar e adaptar sua estratégia para aumentar seus números.

As informações que os relatórios do Programa de Associados Amazon fornecem

De forma resumida, ao entrar no portal de associados, você encontrará uma visão geral das suas atividades nos últimos 30 dias. Ao clicar no menu Relatórios e depois em Relatório de ganhos, você terá acesso a todas as informações sobre suas vendas. Nesse relatório, você pode acompanhar diversas informações relevantes para o seu negócio, como por exemplo:
  • Resumo: a soma de todas as comissões e recompensas
  • Comissões: as comissões recebidas relacionadas a vendas de produtos
  • Recompensas: os valores fixos recebidos através da indicação de serviços
  • Cliques: o número de cliques através do seu link de associado
  • Itens encomendados: o número total de itens pedidos através do seu link de associado
  • Itens enviados: número total de itens enviados aos clientes
  • Itens devolvidos: o número total de itens devolvidos (quando clientes devolvem produtos e pedem reembolso)
  • Conversão: o número de produtos pedidos dividido pelo número de cliques do seu link de associado
  • Receita dos itens enviados: uma visão geral das vendas de produtos já enviados
  • Ganhos totais: valor total das taxas de alocação por indicações
Vale ressaltar que é possível filtrar todos esses dados e analisar sua performance no período desejado. Assim, caso anuncie um produto relacionado a uma data específica, conseguirá mensurar se essa ação gerou algum retorno. Além disso, você também pode entender quais produtos foram mais buscados pelo seu público em grandes eventos, como Prime Day e Black Friday, ou testar indicações de novos produtos e acompanhar os resultados.

Todos esses recursos são primordiais, mas uma das ferramentas mais interessantes da plataforma de relatórios é o ID de rastreamento, onde você é capaz de analisar sua performance em todos os seus canais de divulgação. Isso significa que é possível criar um código diferente de rastreamento para cada rede social utilizada, monitorando o comportamento dos seus seguidores do Instagram ou de quem curte sua página no Facebook, por exemplo.

Portanto, criar um ID de rastreamento pode te ajudar a vender ainda mais, pois pode-se verificar quais são as preferências do público de cada rede e produzir um conteúdo personalizado.

Como gerar uma receita adicional com o ID de rastreamento?

Estão disponíveis até cem IDs de rastreamento gratuitas para cada participante do Programa de Associados Amazon. Como citado anteriormente, é possível usar o ID de rastreamento para descobrir quais produtos são requisitados pelos usuários. Nesse caso, você pode usar esse recurso para saber o que seus leitores estão procurando. Supondo que tenha um site que fala sobre computadores, com o ID você pode descobrir que seu público está buscando por acessórios para equipar esse aparelho eletrônico, como teclados e mouses sem fio.

Ao usar a opção de “Agrupar por categoria”, também podemos saber quais categorias de produtos foram obtidas pelo ID de rastreamento. Se o visitante do seu site navega e compra por uma determinada categoria, considere a possibilidade de dar mais atenção para ela. Você sempre deve ter em mente os produtos com os quais trabalha e verificar se ainda são relevantes para a sua audiência. Se existe uma versão mais atualizada de um item, nunca se esqueça de produzir conteúdo sobre ela.

Como você pode perceber, diferentes IDs de rastreamento te ajudam a otimizar suas campanhas. Afinal, o retorno é ainda mais garantido quando você fala sobre um produto que está vendendo mais do que outros. Por esse motivo, a criação de vários IDs colabora com a avaliação dos seus relatórios. Outro benefício é que você tem a chance de verificar o desempenho de inúmeros sites, a fim de identificar os interesses do público. Criar um ID de rastreamento é simples. Utilizando a funcionalidade Site Stripe, que permite a criação de links diretamente do site da Amazon, você pode criar o seu ID e começar a fazer a análise.

Você tem alguma sugestão ou algum comentário sobre o Portal de Associados? Conte para a gente.