As métricas do seu site que você deve revisar diariamente

Se você se considera um associado que cria conteúdo ou um criador de conteúdo que aproveita o marketing do associado, existem certas métricas do seu site que você deve ter o hábito de verificar diariamente. Embora as análises mais avançadas, como o fluxo de comportamento dos visitantes, o valor da vida útil do cliente etc., possam ser revisadas com menos frequência, é importante estar ciente dos números abaixo. Essas métricas revelam oportunidades importantes para corrigir o rumo se houver um erro inesperado, bem como para capitalizar as atividades promocionais que parecem estar decolando.

Se você, tradicionalmente, evitou o registro diário de estatísticas porque considera as métricas de revisão confusas ou demoradas, pense bem: este artigo é para você. Ele aborda o que é e o porquê de cada número que a ser analisado, para que você possa navegar pela sua avaliação com o conhecimento básico e entender o que está vendo.
Antes de nos aprofundarmos, verifique se você instalou e configurou corretamente a ferramenta de análise escolhida (o Google Analytics é um padrão da indústria). Agora, dedique um minuto para absorver as informações a seguir. Coloque este artigo na lista de favoritos e seja como aqueles criadores que sempre conhecem suas estatísticas!

Usuários/Visitantes

O que é: Seu tráfego! Este é um elemento que você provavelmente verifica com frequência, se não diariamente. Esse número representa quantas visitas exclusivas seu site recebeu em um determinado dia. (Várias visitas da mesma pessoa no mesmo dia não aparecerão aqui, isso é uma contagem de leitores humanos individuais.)

Por que é importante: Sua nova postagem é um sucesso? Outro site criou um link para seu conteúdo? Existe alguma dificuldade técnica impedindo o carregamento das páginas? Seu número de visitantes vai informar sobre esses eventos.

Visualizações de página

O que é: Ao contrário da contagem de visitantes, este é o número de vezes que uma página individual é visualizada (como o nome indica). Se a mesma pessoa ler um artigo várias vezes, cada uma dessas visualizações será exibida na métrica de visualizações de página.

Por que é importante: Conhecer as visualizações da sua página começará a responder a perguntas como: Qual é o nível de envolvimento dos seus visitantes? Eles estão lendo vários fragmentos de conteúdo? (Se as visualizações de página forem significativamente mais altas que as de visitantes, a resposta é sim.) Você fez promoção suficiente da postagem atual? Uma postagem antiga está recebendo subitamente muito tráfego? O que é tendência entre os leitores atuais?

Fontes de tráfego

O que é: Esta é uma lista dos canais e mídias (pesquisa orgânica, anúncios pagos, sites de mídia social etc.) que enviam tráfego para seu site.

Por que é importante: É difícil imaginar uma informação mais valiosa, pois é claro que você gostaria de saber como as pessoas encontram seu site. A revisão dessa métrica fornece um feedback instrutivo sobre onde seu conteúdo está sendo compartilhado e como está sendo descoberto. Ele também pode falar sobre as preferências e características dos públicos relacionados com suas postagens: Eles gastam tempo em outros blogs? Nas redes sociais? E: O que você pode inferir sobre eles com base nisso e como mudar sua estratégia de conteúdo para atendê-los melhor?

Consultas de pesquisa

O que é: Esta é uma lista dos termos que as pessoas digitaram em um mecanismo de pesquisa (Google, Bing, Yahoo etc.) que, ao ver seu conteúdo relacionado nos resultados, foram parar no seu site.

Por que é importante: Esse feedback funciona de duas maneiras: 1) É uma medida da eficácia de qualquer otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) em que você está envolvido (por exemplo, você está aparecendo para o que quer mostrar, e está recebendo visitas de pesquisadores com as perguntas e a intenção adequadas?), e 2) Fornece ideias enriquecedoras de conteúdo, destacando tópicos tangenciais e terminologia comum entre seus leitores que eles provavelmente gostariam que você abordasse

Assinantes

O que é: Esse é o número de pessoas que se inscreveram para receber suas comunicações por e-mail (como um boletim informativo) ou notificações sobre novas postagens (como um feed RSS).

Por que é importante: Isso pode ser um grande estímulo. Os assinantes estão entre seus maiores fãs, então, ver a lista crescer pode contribuir no aumento da sua confiança. Por outro lado, uma onda de cancelamentos é decepcionante, mas também um indicador importante de que um novo tópico, ação ou mensagem não está ressoando.

Cliques/Taxa por clique (CTR)

O que é: Estamos falando, especificamente, sobre cliques de associados nesse contexto – o número de cliques ou a porcentagem de visitantes que clicam nos links no site do associado e anúncios no seu site. Você provavelmente está familiarizado com o termo “CTR”, mas no caso de ainda estar um pouco perdido: Ele é calculado dividindo o número de cliques pelo número de impressões (as vezes em que o link/anúncio é exibido). Portanto, se você tiver 5 cliques de 100 impressões, sua CTR é de 5%.

Por que é importante: Gerar uma receita de associados importante significa contar com o marketing do associado correto, e essa métrica é um poderoso indicador para saber se você está no caminho certo. Se os cliques não estão onde você deseja, é recomendável reconsiderar o posicionamento dos anúncios/links e as mensagens em torno deles. Talvez também seja necessário mudar suas estratégias promocionais.

Conversões/Taxa de conversão

O que é: O que conta como uma conversão, bem como a métrica preferida para medi-la, varia entre os criadores, dependendo da estrutura e das atividades de vendas. Em muitos casos, uma conversão é um formulário da web preenchido (formulário de contato, de registro, de download de conteúdo etc.) ou uma venda on-line (diretamente ou por meio de um link no site do associado).

Por que é importante: Para alguns editores, esta é a métrica do sucesso definitivo. E, para todos os editores, é uma estatística muito importante. Uma boa taxa de conversão sugere que você estabeleceu uma relação de confiança com seu público, o marketing no site está no ponto certo e as ofertas são convincentes. Por outro lado, conversões baixas significam que você deve reforçar um ou mais desses pontos no processo de vendas.

Métrica bônus: Taxa de rejeição

(Tecnicamente, esta é uma métrica semanal, mas está intimamente relacionada com algumas das estatísticas diárias que já abordamos, por isso a incluímos aqui. Verifique-a uma ou duas vezes por semana.)

O que é: Essa porcentagem é a quantidade de visitas ao site que terminaram após a visualização de uma única página (em outras palavras, a pessoa “saltou” do seu site, sem clicar para ler mais nada, depois de visualizar apenas uma página). Esta é uma métrica que requer um pouco de investigação e contexto: Em geral, você quer que as pessoas continuem navegando, mas também é possível que a página em que elas chegaram tenha todas as informações necessárias. Ou seja, uma rejeição nem sempre é algo ruim.

Por que é importante: Uma alta taxa de rejeição geral indica que os visitantes não estão encontrando o que esperavam ou não estão satisfeitos com o que estão encontrando. Talvez você deva verificar seus títulos e meta descrições, além de postagens sociais e textos do anúncio, para garantir que seu conteúdo esteja sendo representado com precisão. E, naturalmente, se os artigos precisarem ser atualizados, essa deve ser sua prioridade.

Existem dezenas de dados que um criador pode escolher rastrear e todos eles revelarão informações e tendências importantes. O desafio é decidir com que frequência investigar cada métrica. Para a revisão diária, siga as métricas descritas acima.