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SEO Essentials: 10 ways to improve your SEO

Fundamentos de SEO – 10 maneiras de melhorar seu SEO

Sites em programas de associados, como é o caso do Programa de Associados Amazon, recebem a maioria de seus visitantes a partir de mecanismos de pesquisa, como Google ou Bing. Cada dono de sites e blogs deve estruturar seu site e conteúdo de forma que facilite ao máximo para que os mecanismos de pesquisa compreendam, categorizem e classifiquem os resultados da busca. Esse processo é conhecido como otimização de mecanismos de pesquisa ou SEO.

Para os mecanismos de pesquisa, não apenas o conteúdo de alta qualidade é importante, mas também a forma como o conteúdo é estruturado e apresentado. As muitas variáveis envolvidas no SEO podem torná-lo um assunto muito complexo e existem agências especializadas em serviços de SEO para empresas. Aqui, explicaremos algumas medidas básicas, mas importantes, que podem ser facilmente implementadas pelos novos proprietários de sites. Mesmo que seu site esteja online há muito tempo e não tenha a classificação desejada, um bom SEO ainda pode ser realizado para melhorar sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa.

Muitas das medidas presentes na lista abaixo não só melhorarão sua classificação nos mecanismos de pesquisa, mas também a experiência do usuário. Isso aumentará o tempo de navegação em seu site e continuará melhorando sua classificação. A importância do SEO não deve ser subestimada.

Basic SEO

1. Organize sua navegação e estrutura

Uma navegação principal limpa e lógica no site ajuda os mecanismos de pesquisa a interpretar as informações facilmente. Se tiver muitos artigos, você poderá usar as ferramentas do Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para incluir categorias e tags a fim de organizar o conteúdo em uma estrutura mais lógica e fácil de usar. Uma boa ideia é criar categorias que possam ser colocadas em uma barra lateral.

Da mesma forma, a navegação estrutural ajuda a permitir que os mecanismos de pesquisa compreendam a relação entre as subpáginas individuais, uma vez que mostram a rota completa até a página ou postagem atual. Se o tema instalado no site não tiver navegação estrutural, você pode incluí-la usando um desses plugins adicionais, como Yoast SEO ou Breadcrumb NavXT.

Para artigos e páginas com grande volume de texto, também é útil incluir um índice. Eles também podem ser criados com plugins como Table of Content Plus ou Easy Table of Contents.

2. Use palavras-chave a seu favor

É importante incluir variações e sinônimos de palavras-chave em seu conteúdo. A palavra-chave principal, seus sinônimos e variações devem ser incluídos ao longo do texto principal, cabeçalhos e quaisquer listas que você usar em sua postagem ou artigo.

No entanto, a densidade de palavras-chave já não leva mais a uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa. Portanto, não exagere no uso de frases ou orações relacionadas com as palavras-chave – sempre preserve seu estilo de escrita natural.

3. Inclua palavras-chave nos seus URLs

The main keyword for your article or post, should be included in the URL of the webpage, to help search engines understand what’s on the page. URLs are also displayed in the search results of the search engines. If a URL contains the keyword entered by the searcher, it will be shown in bold. This increases the chance that the searcher will click on the search result and land on your website.

With CMS’ such as WordPress, you can define an individual permalink for each new page and article. This URL should be defined before the page goes live; it’s not a good idea to change a URL after a page has been published.

4. Inclua cabeçalhos

Sempre use cabeçalhos para estruturar artigos e páginas – use diferentes tipos, como H1, H2, H3 etc. O primeiro cabeçalho em cada página ou postagem deve ser sempre uma tag H1. Sempre certifique-se de que os cabeçalhos sejam usados em uma ordem lógica. Por exemplo, nunca use uma tag H3 diretamente sob um cabeçalho H1.

Isso ajuda os mecanismos de pesquisa a entender a estrutura da página. Além disso, evite usar cabeçalhos para nomear ou marcar áreas como a navegação, a barra lateral ou o rodapé do site. Isso pode afetar sua classificação.

5. Use as imagens corretamente

Você deve enriquecer seu conteúdo com imagens para tornar seu site mais atraente e melhorar a experiência do cliente visitante. Todas as imagens devem ser armazenadas em um formato de arquivo compactado e o formato JPEG (.jpg) é geralmente a melhor escolha. O nome do arquivo de imagem e o texto alternativo também devem conter uma palavra-chave relevante. É fundamental pensar no tamanho dos arquivos de imagens utilizados, para que sejam o menor possível sem perder a qualidade.

Quanto mais rápido seu site for carregado, mais profissional será e, em última análise, maior será a classificação. Um software de manipulação de imagens profissional, como é o caso do Adobe Photoshop, é a opção padrão da indústria, mas existem alternativas gratuitas como o Gimp ou befunky, que possuem todas as ferramentas necessárias para a edição.

6. Mantenha os tempos de carregamento baixos

Os visitantes e rastreadores do mecanismo de pesquisa preferem sites que são carregados rapidamente. O tempo de carregamento do seu site depende principalmente do serviço de hospedagem na web, do tema e dos tamanhos das imagens. Ferramentas como o Google PageSpeed Insights ou Webpagetest verificarão a velocidade de carregamento de seu site. O uso do “cache” – ou seja, armazenar e servir dados e imagens de maneira mais eficiente – ajuda a eliminar ou pelo menos melhorar os tempos de carregamento.

Para o WordPress, existem plugins disponíveis para implementar os processos de armazenamento em cache, entre eles o WP Super Cache, W3 Total Cache ou WP Rocket.

7. Adicione sempre links internos

Quando for relevante, você deve adicionar links internos para conteúdo relacionado que esteja em outro lugar do site. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa e os visitantes a entenderem a estrutura de forma ainda mais rápida. Um bom exemplo de como implementar links internos é a Wikipedia.

8. Considere adicionar links externos

Muitos proprietários de sites tendem a incluir links externos em seu conteúdo. No entanto, seja cauteloso. Se os links externos oferecerem informações úteis aos visitantes, então você deve usá-los, seja como for, pois os mecanismos de pesquisa classificam positivamente os links externos valiosos e isso melhorará sua classificação.

Mas um bom conselho ao adicioná-los é garantir que os links externos sejam abertos em uma nova guia dentro do navegador, para que seus visitantes possam permanecer no seu site, se desejarem.

9. Adicione Meta títulos e Meta descrições

Para cada página e artigo, você deve definir um “Meta título” e uma “Meta descrição”. O texto “meta” é exibido nos resultados da busca nos mecanismos de pesquisa: isso não apenas irá melhorar sua classificação, como também fornecerá uma prévia da página para potenciais visitantes.

No Google, o Meta título é exibido na parte superior do resultado da busca, em azul. Tem um limite de 50 a 60 caracteres de comprimento. Os títulos mais longos são automaticamente encurtados. Debaixo do título, cada resultado da busca contém o URL de cor verde e uma Meta descrição. Isso está limitado a cerca de 156 caracteres e também é encurtado automaticamente pelo Google.

Ao escrever o Meta título e Meta descrição, sua intenção é incentivar o visitante em potencial a clicar no seu link e também garantir que isso seja relevante para sua página. Caso contrário, se o pesquisador clicar e não encontrar o que estava procurando, ele sairá do site, o que pode ter um efeito negativo na classificação nos resultados da busca.

No WordPress, você pode usar plugins para definir as Meta informações de cada página individualmente. Por exemplo, os plugins WP Meta SEO ou Yoast SEO são muito úteis, porque mostram como seu artigo ou página é exibido nos resultados da busca do Google.

Technical SEO

10. Acompanhe o Google Analytics e refine seu site

Google Analytics is the most popular website analytics tool, and it’s free, making it a risk-free investment for content creators. It helps you track a number of essential metrics, including the top visited pages on your site, referrals (how visitors found your site), and the length of time spent on your pages.

It’s typically easy to set it up through a plugin on CMS like WordPress, or by adding your unique tracking code to the head element of your website or website template. The earlier you set it up on your site, the better, so you can compare data over time and figure out which of your marketing tactics, not just SEO, are working. You will need a Google account in order to set this up.

Google Search Console & Bing Webmaster Tools

Google Search Console (formerly Google Webmaster Tools) and Bing Webmaster Tools both offer an even deeper understanding of your SEO performance. They explain facets of your site like specifics around how many people are clicking links to your site from searches, what specific keywords are leading to the most traffic for you, and backlinks, i.e. who is linking to you. The amount and quality of these backlinks is also an important factor in SEO, so it’s good to check on them every so often.

XML sitemap

A sitemap is also vitally important to search engines when your site is new or not linked to from many other websites yet. This helps them know how many pages there are on your site, and know the hierarchy of the site, which they can’t always find on their own. The more of your site is easy to index, the more your content will benefit your SEO.

There are free online tools to help you generate an XML sitemap, and you can also look for this tool in your SEO plugin. Submit your sitemap to Google Search Console and Bing Webmaster Tools, and they will begin to regularly visit your site for updates.

Page load times

One of the big factors in SEO is the page speed. The slower your page loads, the more likely a person is to get impatient and leave quickly, or “bounce”. This is interpreted by search engines as your site having low quality content, or simply the wrong content for the search query in question, which drives down its ranking and means less traffic and lower revenues from your affiliate links.

The loading time of your website is primarily affected by your web-hosting service and image sizes. Check the loading speed of your website using one of the many online speed test tools, such as Google’s PageSpeed Insights. Consider using image optimization and caching services/plugins, also known as “Lazy Load,” to improve load times.

Optimize for mobile

Search engines have increasingly placed emphasis on high performing mobile-friendly sites, because more than half of all traffic now comes from phones and tablets. Load times are even more crucial here, as well as how difficult it is to use on a mobile device. Look for mobile-friendly or responsive templates (layouts that automatically adjust to the viewer’s device) and test your site on your phone just as much as you would on a desktop computer.

Information architecture

Breadcrumb trails

Breadcrumb trails are a short list of links that show where a user is on your website, how many pages deep, and how to get back to your homepage. Not only is it very helpful for the user, but search engines consider it a best practice as it helps them navigate your site, too. You can choose templates that include them, as they need to be marked up in the code in a particular way that gets the search engines to place importance on them.

Internal cross linking and external links

The longer a user stays on your website, the better overall your pages can rank. Write your content with links to other relevant content on your site so that they stay longer. This also helps search engines and visitors understand the structure of your website and find your content even faster.

External links make it easy to share useful information (and product recommendations) with your visitors. A good tip when adding these links is to ensure that they open in a new tab within the browser, so that your visitors can easily return to your site.

301 redirects

Sometimes you need to change or rearrange the content of your site. For example, after reading this article you might realize there’s a lot about your site structure you’d like to reorganize. Changes are fine, but if you ever change the URL that points to a particular page, make sure you implement a 301 permanent redirect. That way, when someone visits the old link, they’ll still end up at the correct content. This also prevents you losing the SEO benefit of the old page, and lets the search engines know which page is the current one.
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