Como ganhar dinheiro com curadoria no seu blog ou site

Criar um conteúdo original e engajador para o seu público pode ser difícil. É preciso inspiração e criativade para criar um bom conteúdo, que não só entretenha o seu público, mas como também no caso do Programa de Associados leve o cliente a comprar o produto indicado. Assim, baseado em alguns casos de sucessos mundiais, a curadoria é um ótimo jeito de criar conteúdos fora de épocas de grandes promoções. Ela é baseada na criação de conteúdo por listas de produtos temáticas, que pode ser dividida em 4 vertentes:

1) Inspiração

Sabendo de quais produtos seu público gosta, crie conteúdo no formato de lista de produtos (de uma ou mais categoria) que inspiram presentes para ocasiões especiais, tanto para datas do calendário comercial como Dia dos Pais, para momentos específicos na vida do consumidor, como um convite para um Chá de Bebê. Os relatórios do Programa de Associados podem mostrar os produtos de maior interesse do seu público e assim você pode criar conteúdos cada vez mais personalizados. Exemplo: Presentes Geeks: ideias por até R$150.

2) Descoberta

Crie listas de produtos que instigam descobertas de novos produtos. Entender a necessidade do cliente e apresentar um produto que satisfaça é uma das principais estratégias de venda de grandes empresas. A Amazon é conhecida por ser "A Loja de Tudo", e comunicar conteúdos diferentes pode ser uma ótima ideia para manter seus leitores engajados e aumentar seus ganhos. Exemplo: 18 produtos que você vai amar se gosta de papelaria.

3) Pesquisa

Aproveite para criar conteúdos que indicam pesquisa na própria Amazon. As páginas por categoria apresentam ótimas dicas de produtos que fazem sucesso no nosso site e você pode escolher o que mais combina com o seu público para inspirar o seu conteúdo. Exemplo: Os computadores mais vendidos na Amazon

4) Promoção

Além de datas especiais, a Amazon tem diversas promoções recorrentes como Terça Tech (focada em eletrônicos) e Super Dia (focada em produtos de consumo frequente). Fazer um conteúdo em forma de lista dos produtos participantes da promoção pode aumentar sua conversão, afinal, quem não gosta de uma boa oferta?! Você pode conferir as nossas principais promoções em nosso portal e ficar de olho em nossos e-mails para saber quando elas acontecem. Exemplo: Terça Tech da Amazon Brasil tem ofertas especiais para o Dia das Mães

Quer saber mais sobre como fazer curadoria?

Alguns sites internacionais usam muito curadoria para criar conteúdo. Confira:
  • thewirecutter.com
  • Bestproducts.com