Locale: Br flag. v342668329 Brasil

Como lidar com críticas on-line

Lidar com críticas ao seu site e ao seu conteúdo é uma parte inevitável da vida de agente de marketing do associado. Veja aqui como lidar com os diferentes tipos de negatividade que você pode encontrar on-line, e como transformar comentários críticos em uma força poderosa para seu blog e seu negócio.

Ninguém gosta de ser criticado. Mas a crítica, tanto em âmbito privado como profissional, é simplesmente uma daquelas coisas com que você precisa aprender como lidar. Para os principiantes no campo de marketing do associado, lidar com comentários críticos de usuários pode parecer assustador. Isso se deve em parte ao anonimato da internet, e o tom dos comentários publicados nos posts do seu blog pode parecer desnecessariamente agressivo ou negativo.

Se você é novo no assunto, seguem algumas dicas de como usar redes sociais em marketing do associado, bem como algumas coisas que você Deve e Não deve fazer no seu blog. Neste artigo, oferecemos orientações sobre a melhor forma de responder a qualquer crítica ao seu trabalho de uma maneira profissional e construtiva. Também mostramos algumas formas pelas quais você pode se beneficiar com os comentários negativos que alguns usuários publicam.

Formas profissionais de lidar com comentários negativos

Por padrão, plataformas de mídias sociais oferecem automaticamente aos usuários a oportunidade de entrar em contato com você. Contudo, você deve garantir que seu site não seja apenas uma via de mão única quando se trata de comunicação. Interagir com os visitantes é uma forma valiosa de estabelecer comunicação e trocar ideias. É um aspecto importante para a construção de uma comunidade, e frequentemente fará com que você receba do seu público sugestões de conteúdo úteis.

No entanto, tenha em mente que, ao incluir uma função de comentários no seu site, você permite que seus visitantes entrem em contato com você. Ao fornecer informações sobre seus canais de comunicação preferidos, você inevitavelmente será confrontado com críticas. Críticas objetivas geralmente são desejáveis, já que podem ajudar você a aprimorar seu conteúdo e levar a um aumento de tráfego no seu site. No fim, isso deverá levar a mais vendas e comissão para você.

No entanto, quanto maior o tráfego no seu site, maior a chance de que você terá que lidar com opiniões negativas na forma de comentários críticos. Para uma melhor introdução ao assunto, primeiro vamos considerar as diferentes formas que as críticas provavelmente assumirão, e dividi-las em duas categorias:

1. Críticas construtivas e úteis
2. Críticas destrutivas, insultantes e ofensivas.

1. Lidar com críticas construtivas e úteis

Independentemente das críticas ao seu site ou serviço parecerem justificáveis ou infundadas, qualquer crítica construtiva ou útil presente em comentários de usuários normalmente tem uma justificativa. Contanto que a pessoa em questão não seja ofensiva com você ou com os outros, você deve levar a sério qualquer forma de crítica construtiva. Afinal, qualquer visitante que reserve tempo para comentar sobre o que entende como errado no seu site está se dando ao trabalho de contribuir com o aprimoramento do conteúdo e possivelmente de oferecer informações importantes para você e para os outros usuários.

Então, responda a qualquer comunicação desse tipo em tempo hábil: consulte a pessoa envolvida para maiores detalhes e agradeça-o(a) por seus comentários. Uma resposta ágil normalmente ameniza qualquer frustração ou inconveniente causados e ajuda a gerar boa vontade para encontrar uma solução para o problema. Também aumenta a confiança do usuário em você e no seu site.

Se você ajustou ou alterou o conteúdo com base em críticas de usuário, na seção de comentários você pode, por exemplo, destacar que aquele usuário foi fundamental para a redefinição ou revisão da nova e aprimorada funcionalidade. Fazer isso ajudará na construção da comunidade e pode ter um impacto positivo em interações futuras com os seus usuários.

Ao ver as críticas úteis como uma chance de melhorar o seu site, você começará a considerar os críticos como potenciais aliados e parceiros da sua comunidade. Por último, mas não menos importante, se alguém deixou uma crítica construtiva para você, isso mostra que seu site ou blog é importante para ele(a) de alguma maneira, ou ninguém reservaria o tempo para deixar um comentário. Veja aqui algumas formas gerais de pensar sobre como melhorar suas habilidades de blogagem.

2. Lidar com críticas destrutivas, insultantes e ofensivas

Por outro lado, críticas destrutivas e insultantes frequentemente são deixadas por trolls de internet. Trolls são usuários da internet que passam o tempo criticando você com insultos pessoais. É claro que você pode ajustar as configurações do seu site no back-end para garantir a chance de revisar todos os comentários antes que eles sejam publicados. Isso permitirá que você monitore, filtre ou apague comentários de trolls. Em alguns casos, isso funcionará e poupará você de confrontos desnecessários.

Você também pode tirar vantagem de qualquer comentário destrutivo ou insultante contrapondo-se a um comentário ofensivo de forma objetiva com argumentos convincentes. Isso distanciará você e seu site em relação a essa crítica e frequentemente motivará outros membros do público a sair em sua defesa. Essa é uma maneira de fortalecer os laços com os usuários e a aumentar a probabilidade de interações positivas com os leitores no futuro.

Pode ficar mais difícil quando os comentários ofensivos ou ataques ao seu blog forem publicados em sites externos. Se for esse o caso, você pode tentar contatar diretamente o operador do site e pedir que retirem o conteúdo pertinente do site. Tenha em mente que é comum o incidente ser esquecido antes mesmo que o operador do site tenha a chance de responder a você, e muito provavelmente o comentário original logo será perdido no fluxo infinito de informação que existe.

Lembre-se: críticas são inevitáveis

Qualquer pessoa que opere um site sempre deve esperar ser confrontada com críticas tanto construtivas como destrutivas, frequentemente na forma de comentários negativos de usuário. Se críticas objetivas ou construtivas em relação a um artigo ou avaliação de produto forem justificadas, elas podem efetivamente ser desejáveis, já que você pode usar os aspectos apontados para ajudar a melhorar seu conteúdo, resultando em um aumento de tráfego no seu site. Se isso acontecer, você deveria considerar, inclusive, reconhecer ou agradecer o usuário que originalmente fez a crítica.

Mesmo comentários destrutivos e insultantes podem oferecer a você a oportunidade de se distanciar do usuário que os publicou e permitir que você se contraponha ao comentário com argumentos persuasivos em contrário. Ao lidar com críticas inadequadas, seja sempre objetivo.

Quando estiver lidando com críticas e negatividade, mantenha o tom profissional e respeitoso com os visitantes. Tenha uma atitude profissional e você verá que a maioria dos visitantes do seu site farão o mesmo.