Tudo o que você precisa saber para se preparar para grandes temporadas de compras

A habilidade de ganhar dinheiro compartilhando produtos que você ama e promoções nas quais você confia é uma vantagem incrível do criador proeminente. Infelizmente, isso também pode ser uma grande fonte de estresse. Além das várias partes móveis de uma estratégia de marketing do associado, muitos blogueiros e influenciadores sentem a pressão interna de lucrar em todas as oportunidades disponíveis – especialmente nas maiores temporadas de compras do ano.

Embora seja verdade que há muito que fazer e muita coisa em risco, também é verdade que você pode estar totalmente preparado para tirar vantagem dessas grandes oportunidades – sem se estressar completamente. É uma questão de ter um plano sólido e trabalhar antecipadamente. Precisa de alguma orientação? Você está no lugar certo.

A seguir, veja um cronograma de tarefas para você garantir que fez o possível para ampliar os ganhos durante os picos de vendas no comércio eletrônico. Não importa a época do ano, você pode recorrer a isso em qualquer momento para colocar em prática seu plano de associado. Os nove passos essenciais são estes.

1. Faça uma lista das grandes temporadas de compras para a sua marca

O processo começa com a compilação de uma lista de dias, semanas e temporadas que são grandes épocas de compras para o seu público. Há temporadas de compras que são populares no mundo inteiro, como a Black Friday, claro, mas há provavelmente outros grandes dias que são especiais para o seu nicho. Por exemplo, se você se concentra em temas relacionados a pais e filhos, a volta às aulas pode ser uma época de compras decisiva para os membros da sua comunidade. Se você é uma blogueira de moda, então as semanas de moda podem ser especialmente temporadas de grandes compras.

Para auxiliar sua pesquisa, nós criamos calendários para conteúdos mensais com todos os feriados mais conhecidos (e menos conhecidos), eventos e celebrações marcantes e até mesmo os principais interesses típicos do dia a dia. Use isso para identificar grandes oportunidades e montar sua lista.

2. Adicione cada evento ao seu calendário editorial

Este passo é bem direto: coloque todas as principais temporadas de compras no seu calendário editorial. Você não precisa especificar tudo em tópicos individuais ou tipos de conteúdo nesta etapa, mas só o fato de ter um lugar dedicado a isso vai ajudá-lo a reservar (ou abrir) espaço para peças e atividades associadas.

3. Não marque outros compromissos nos grandes dias

Além de reservar espaço no calendário editorial para conteúdos relacionados, é uma boa ideia deixar seu calendário o mais livre possível nos principais dias de vendas do comércio eletrônico. Esses dias não são ocasiões ideais para marcar reuniões importantes, trabalhar em grandes projetos ou mesmo em um ambiente atípico (e provavelmente desconhecido). Você precisa de tempo dedicado (e conexão à internet) o bastante para resolver problemas, responder a perguntas dos membros da comunidade, modificar promoções na hora etc. Coloque bloqueios de tempo no seu calendário para evitar muitos agendamentos para depois.

4. Crie estratégias para as próximas temporadas de compras

Você provavelmente tem métodos já estabelecidos como estratégia editorial. Sobretudo nas principais épocas de compras, garanta que o processo inclui mapear os planos gerais de conteúdo a cada três meses e os planos mais detalhados mensalmente. A cada três meses, você vai querer uma perspectiva do tempo, espaço e esforço necessários para as próximas épocas de compras. Pense em coisas do tipo: você vai fazer postagens no blog? Se sim, quantas por dia? E quais recursos necessários (pesquisa, entrevistas, gráficos, desenvolvimento personalizado etc.) você pode providenciar desde já? Qual é o plano para cada conta que você tem nas redes sociais e quais recursos vai precisar para as postagens e atualizações?

Com um mês de antecedência, decida tópicos específicos, tipos de conteúdo, tempo de duração e coloque tudo no calendário. Em seguida, alinhe todos os recursos – você logo vai começar a criar.

5. Selecione ou atualize suas referências de produtos e listas de ideias

Como as recomendações de produtos são a espinha dorsal da sua estratégia de associado Amazon, você vai querer garantir que elas estão em dia e que você pensou bem sobre isso. Ao concluir o esboço dos seus planos editoriais e promocionais para as épocas de compras do próximo mês, dê uma olhada na sua seleção atual de produtos e, se você é um influenciador, veja também suas listas de ideias.
Avalie suas recomendações atuais e descarte algumas se necessário. Em seguida, passe um tempo “fazendo compras” para a ocasião, como se fosse o seu público, a fim de montar uma lista abrangente com os produtos principais. Se você usa Listas de ideias, monte uma especialmente para cada ocasião, a fim de compartilhar facilmente e promover compras de maneira simplificada.

6. Crie o máximo de conteúdo possível com antecedência e programe tudo

É hora de fazer o que você sabe melhor do que ninguém: criar! Você já documentou os planos de conteúdo, agora é hora de fazer o máximo de rascunhos possíveis de antemão. Deixe as postagens do blog e as atualizações das redes sociais prontas e agende a autopublicação do que você puder. Vale a pena gastar mais algumas horas agora: quanto mais coisas preparadas e menos problemas para resolver em tempo real, menos estresse e mais concentração você terá no grande dia.

7. Verifique as promoções disponíveis

Um dia antes e na manhã dos principais dias para o comércio eletrônico, verifique as ofertas disponíveis, descontos, tendências e assim por diante, na guia Promoções na Central dos associados.
Especialmente em grandes épocas de compras, você provavelmente encontrará muitas oportunidades empolgantes – com as quais você pode ganhar “recompensas” – para compartilhar com o público. Escolha suas favoritas e trabalhe para incorporá-las ao conteúdo do dia. No caso de um dia de compras especialmente popular, pode ser que haja algumas ofertas excepcionais que você vai querer compartilhar – isso pode virar uma postagem ótima (e fácil) com um apanhado geral.

8. Publique o conteúdo restante, depois monitore as redes sociais e o site

Hoje é o dia (das compras)! Dê os últimos acabamentos no conteúdo do dia e coloque-o no ar. Confirme que tudo o que foi configurado para autopublicação foi disparado e prepare-se para disparar em tempo real qualquer conteúdo planejado.

Ao longo do dia, continue monitorando os canais de divulgação e o site. Fique atento para responder a perguntas, oferecer sugestões, resolver problemas técnicos, impulsionar postagens populares etc.

9. Tire um tempo para relaxar

Você conseguiu! Você fez seu trabalho e capitalizou uma oportunidade. Tire um tempo para descansar e se recuperar. Há outra grande época de compras chegando – e você precisará estar pronto.