Boost Your Earnings Using Reports

Aumente seus ganhos com relatórios da Amazon

As a participant of the Amazon Associates program, regularly keeping tabs on your site’s performance is of paramount importance – you always need to have the most up-to-date information, since this is about your income, after all.

YOU WILL LEARN:
  • O que os relatórios individuais informam
  • Como você pode gerar ganhos adicionais
  • Dicas para usar diferentes IDs de rastreamento
Com a ajuda da seção de Relatórios, a Amazon não apenas fornece uma visão geral dos seus ganhos, mas os relatórios também fornecem informações importantes sobre como você pode fazer alterações e adaptar sua estratégia para aumentar a receita do seu site afiliado. Estamos sempre em desenvolvimento com nossos sites, portanto, uma visão mais detalhada nos relatórios da Amazon definitivamente é importante.

As informações fornecidas pelos relatórios do programa Associados Amazon

Faça login no programa Associados Amazon.com.br. Lá, você encontrará uma visão geral dos últimos 30 dias de atividade em forma de gráfico. Abaixo, há o indicador do período, a soma das taxas, a soma das recompensas e também o número de cliques nos seus links associados. Você também encontrará um resumo do mês atual. Essas são informações muito úteis. Vejamos mais alguns relatórios.

Clicar na guia “Relatórios” exibe uma visão geral com várias opções e funções. Por exemplo, selecione um período de visualização na seção superior esquerda, sob o cabeçalho de “Relatórios”. No canto inferior direito, no próximo bloco, agrupe as informações como desejar. As informações a seguir ficarão disponíveis:
  • Resumo: a soma de todos os ganhos por taxas de locação e recompensas
  • Taxas: o ganho a partir da venda de produtos pelo seu link, sem consideração de recompensas
  • Cliques: o número de cliques nos seus links de associado
  • Produtos pedidos: o número total de produtos pedidos por meio dos seus links de associado
  • Produtos enviados: o número total de produtos enviados aos clientes
  • Produtos devolvidos: o número total de produtos devolvidos (quando os clientes devolverem produtos para um reembolso)
  • Conversão: o número de produtos pedidos dividido pelo número de cliques nos seus links afiliados
  • Receita de produtos enviados: uma visão geral das vendas de produtos já enviados
  • Ganhos totais: ganhos totais de taxas de referência e recompensas.
Vamos para a seção inferior e clicar na guia “Produtos pedidos”. Aqui, você encontrará o ID de rastreamento de um pedido que foi inserido ou rastreado. Além disso, é possível ver o número de pedidos feitos por meio de um link específico. Se, por exemplo, você tem um link afiliado para uma chave de fenda no seu blog ou site, aqui é onde você encontrará a quantidade de chaves de fenda que foram compradas. Todos os outros produtos pedidos por meio do link afiliado para a chave de fenda podem ser encontrados no campo “Todos os outros produtos pedidos”.

As chaves de fenda pedidas por meio do link afiliado, bem como todos os outros produtos solicitados, ficam resumidas no campo “Total de produtos pedidos”. Na última seção desta visão geral, você encontrará “Receita ordenada” que é o valor total de seus links afiliados.

Vá para a próxima guia, “Ganhos”. Aqui, você pode encontrar o total de ganhos pelo agrupador que desejar. O próximo campo, “Performance por tipo de link”, trata os cliques no link afiliado da mesma forma que na guia anterior.

Gerar receita adicional

Vamos nos ater à dica mencionada anteriormente, em que você pode encontrar os produtos solicitados clicando no ID de rastreamento. Como exemplo, digamos que você é o proprietário de um site afiliado sobre LPs de vinil e descobre que muitos dos visitantes do seu site também se referem a CDs ou móveis para armazenamento de CDs, assim como discos de vinil, usando seu ID de rastreamento. Nesse caso, você deve considerar integrar esses produtos ao seu site e criar novos conteúdos para eles.

Ao agrupar por categoria as informações, também é possível descobrir quais categorias de produto foram obtidas por meio do link afiliado ou do ID de rastreamento. Se alguns visitantes do seu site afiliado compraram, por exemplo, produtos da categoria "Livros" ou "Eletrônicos e fotografia", uma análise mais detalhada pode ser uma boa ideia para considerar novas categorias de produtos para seu site. Para cada produto exibido nos relatórios do programa Associados Amazon, também é possível criar um link diretamente clicando em “Criar link” à direita do produto.

Lembre-se dos produtos aos quais você se refere regularmente no seu site e verifique se eles ainda são relevantes. Existe um modelo sucessor, uma novidade ou uma nova tendência no campo do produto? A inclusão de novos produtos, de modelos sucessores e novas categorias de produtos garantem que seu site esteja atualizado com informações relevantes, o que pode ter um impacto positivo na sua receita.

Depois de fazer login no programa Associados Amazon, você também encontrará recomendações de produtos na parte inferior da página. Esta é uma seleção de produtos que podem corresponder ao seu site afiliado. A seleção de recomendações de produtos é baseada nos produtos que seus visitantes compram no site da Amazon.com.br ou nos produtos específicos em que demonstram interesse.

Dicas para usar diferentes IDs de rastreamento

Até 100 IDs de rastreamento estão disponíveis para todos os participantes do programa Associados Amazon, gratuitamente. Embora a taxa de locação seja sempre atribuído a um único ID de parceiro fixo, você pode usar vários IDs de rastreamento para documentar o desempenho de diferentes sites afiliados ou para ver quais produtos são acessados por meio de qual site. Se você lida com vários tópicos ou, mais precisamente, várias categorias diferentes em uma página da Web, o uso de diferentes IDs de rastreamento faz sentido.

Ao fazer isso, você vê produtos que foram obtidos por meio do link afiliado, mas que não são o produto anunciado. Dependendo da frequência dessas compras ou da relevância dos produtos para o conteúdo de seu site, você poderá decidir se faz sentido anunciar o produto no seu site.

Diferentes IDs de rastreamento no mesmo site afiliado podem ajudar a otimizar suas campanhas, pois você consegue ver com precisão quais produtos foram solicitados por meio de um ID de rastreamento específico ou quantos cliques foram recebidos por meio do link afiliado. Ao clicar no seu e-mail na seção superior da página do programa Associados Amazon e, em seguida, Gerenciar IDs de rastreamento, você pode criar um novo ID de rastreamento com apenas alguns cliques ou gerenciar seus IDs de rastreamento existentes.

Se criar um novo link afiliado (mais fácil com a Site Stripe), você poderá escolher diretamente seu novo ID de rastreamento.

Os relatórios disponíveis podem ser agrupados não apenas de acordo com o próprio ID de rastreamento, mas também pela categoria do produto. Por sua vez, isso pode ajudar você a encontrar produtos mais interessantes para seus leitores na mesma categoria ou em uma nova, que você pode anunciar no seu site.