Código ASIN

Um código ASIN é um tipo de número de catálogo interno da Amazon para seus produtos. Cada ASIN é único e está sempre associado a um determinado produto ou uma variação de produto. Cada ASIN tem 10 dígitos e consiste em uma combinação de letras e dígitos.

Em caso de livros com um número ISBN de 10 dígitos, o código ASIN será exatamente o mesmo. Para todos os outros produtos, um novo código ASIN será criado quando o produto for distribuído pela Amazon.

Você também pode usar o código ASIN para encontrar produtos usando o campo de pesquisa em um site da Amazon. Por exemplo, você pode procurar pelo Kindle Paperwhite digitando o código ASIN: "B00QJDONQY".
asin_amazon

Por que os códigos ASIN são importantes para o programa Associados Amazon?

Se você já tem experiência com seu próprio site criando links afiliados para produtos específicos, deve conhecer o código ASIN. Ao trabalhar com temas ou plug-ins de afiliados especiais, a integração de produtos geralmente usa o ASIN.

Onde posso encontrar o código ASIN para um produto específico?

O código ASIN é especificado em quase todas as páginas de produtos da Amazon.com.br. Você o encontrará na seção “Detalhes do produto”, no final da página. Essa também é a seção na qual a classificação média do cliente, a classificação nos mais vendidos na Amazon e outros detalhes do produto podem ser encontrados.
O código ASIN de um produto também pode ser encontrado em seu respectivo URL, mesmo que não haja nenhum listado nas informações do produto. Como o URL de cada produto varia, basta procurar a combinação de dez dígitos de números e letras entre duas barras ("/"). Abaixo, você encontrará alguns URLs de exemplo com o código ASIN de cada produto marcado em negrito:
  • Em alguns casos, mais caracteres ficarão visíveis após o código ASIN no URL, assim:
    Se você não tiver certeza de que encontrou o código ASIN certo para o produto e quiser verificar, basta digitá-lo na caixa de pesquisa da Amazon e ver se o produto correspondente é exibido.

Códigos ASIN para diferentes variações de produtos

Como mencionamos acima, cada produto tem um código ASIN diferente e, como resultado, cada variação de um produto também tem. Por exemplo, uma opção de cor diferente ou especificação técnica. Para alguns produtos em que essas variações se aplicam, o código ASIN especificado na página do produto pode se desviar do código ASIN exibido no URL.

Veja um exemplo: um código ASIN é atribuído ao smartphone Samsung Galaxy S7 com 32 GB de memória. Como o celular está disponível em cores diferentes, mais códigos ASIN foram criados para cada opção de cor. Se você selecionar uma cor específica na página do produto do Samsung Galaxy S7, o código ASIN será alterado na seção “Detalhes do produto”, mas não no URL. Se você precisar do código ASIN para uma variação específica do produto, use aquele exibido na página do produto.