Dicas para Grandes Promoções

Desenvolvemos um material com dicas para ajudar os Associados Amazon a performarem da melhor forma possível em grandes promoções. São informações e análises sobre as melhores e mais assertivas práticas durante grandes promoções. Aplicando essas dicas seu público terá uma melhor experiência, ficando por dentro de todas as promoções. Não perca essa oportunidade de aprimorar o seu trabalho e potencializar ao máximo seus ganhos.

Informações gerais:

• As datas sazonais vêm ganhando relevância e concentram quase 40% das vendas do ano. (2)
  • Lojas online são o lugar preferido para compras. (2)
  • Aparelhos novos continuam sendo o principal foco dos compradores, mas usados começam a ampliar sua participação, mesmo que ainda seja pequena. (3)
  • Seguindo a tendência já vista nos últimos anos, há migração do uso entre desktop pelo smartphone, tanto na pesquisa quanto na compra. (3)
  • O ato de pesquisar antes da compra se manteve, com 9 em cada 10 pessoas pesquisando antes de comprar. (3)

Isso significa que a Grandes Promoções são uma boa oportunidade, o consumidor se prepara para aproveitar os descontos especiais.

O seu público confia em você, as promoções e produtos indicados por você terão maior credibilidade. Por isso, divulgue e compartilhe e o seu potencial de ganho será ainda maior.

Informações sobre o comportamento do consumidor durante grandes promoções:

Os dados são sobre o comportamento do consumidor durante a Black Friday (4):

estudo BF google

Melhores práticas de comunicação em grandes promoções

Confira as dicas:

Comece a comunicar dias antes da promoção:

Estudos mostram que o consumidor começa a pesquisar e se informar antes do ínicio de grandes promoções. Dias antes do evento os consumidores já estão realizando buscas, navegando em lojas e comparando preços. Isso significa que o seu público está em busca de informações antes do ínicio das promoções. Divulgue, compartilhe e engaje seu público durante as semanas que antecedem e você ganhará mais.

Comunique intensamente:

Durante uma grande e longa promoção, você deve comunicar promoções para o seu público diariamente. Os consumidores de maneira geral estão atentos aos descontos e lojas com ações promocionais, então quanto mais você divulgar e engajar em suas redes sociais, maiores as chances de você atrair o seu público para as ofertas que você está divulgando.

Quando comunicar:

Segundo um estudo (5), os melhores horários e dias para postar em rede sociais são:

Dias da semana

• No Facebook e Twitter, as postagens vão crescendo a partir da segunda-feira, chegando ao ápice às quartas e quintas. Nos finais de semana, há uma queda brusca. No Facebook, o dia mais agitado é a quinta-feira e o menos agitado é o domingo. No Twitter, o pico é terça-feira, no fim do dia e o dia menos agitado é o sábado. No Instagram, é o oposto: os usuários postam mais aos sábados e domingos. 32% das fotos se concentram nesses dois dias. O dia menos agitado é a segunda-feira.

Horários

• No Facebook, os horários preferidos para postar durante a semana são das 11h às 12h e das 16h às 17h. No Twitter, as postagens são baixas até as 11h, quando aumentam lentamente e atingem o auge já no fim do dia, às 23h. No Instagram, os usuários são “noturnos” durante a semana: postagens são mais frequentes depois das 17h.

Picos

• O pico de postagens por hora acontece: no Facebook, às sextas-feiras, entre 16h e 17h. No Twitter, às terças-feiras, entre 22h e 23h. No Instagram, o pico é o sábado, entre 17h e 18h.

O que comunicar:

• Youtube: Grave vídeos e publique em seu canal do YouTube. Atualmente esse é um dos principais canais de vendas dos nossos Associados. Coloque os links na descrição do vídeo.
  • Facebook e Twitter: Faça posts com suas indicações e as melhores ofertas e cupons. Atualize com frequência os seus leitores.
  • Sites e e-mail: Divulgue ofertas de todas as categorias de produtos: livros físicos, Kindle, eBooks e eletrônicos. Crie um conteúdo para o seu site que envolva o seu leitor. Explore também o disparo de e-mail marketing para a sua base.
  • Blogs: Gere conteúdo em cima de seleções de produtos para aumentar a qualidade da divulgação e facilitar a escolha dos clientes.

Confira mais algumas dicas:

• Os call outs de ofertas, links e banners devem ser divulgados para o seu público.
  • Explore o senso de urgência nas últimas horas de promoção com mensagens comunicando "Últimas Horas de Promoção“.

Ferramentas do Portal de Associados

O Portal de Associados possui diversas ferramentas que podem te ajudar a melhorar a sua performance antes, durante e após grandes promoções:

• Relatórios: a análise dos relatórios disponíveis é muito importante para você entender o comportamento do seu público em promoções anteriores, observando a melhor forma de comunicar em promoções futuras. É importante analisar qual categoria de produto teve maior número de vendas, em que dia o volume de vendas foi maior e qual canal engajou mais o seu público.
  • IDs de Rastreamento: você pode criar múltiplos IDs de Rastreamento e utilizá-los para realizar análises mais completas. Você pode gerar um ID de Rastreamento para cada canal de comunicação durante a Black Friday, por exemplo, e futuramente analisar através dos relatórios qual deles performa melhor. Você pode criar um ID para cada dia de promoção e fazer uma análise do comportamento do seu público, observando qual dia eles compram mais. Assim, você entenderá qual é a melhor forma de se comunicar com o seu público e ser cada vez mais assertivo.

Fonte dos dados:

• (1) EBIT- Sazonalidade do e-commerce no brasil 2016.
  • (2) Ebit (até 2015) e estimativa Google para 2016.
  • (3) Pesquisa Intenção de Compras Ibope Inteligência realizada entre 27/10 a 04/11 de 2017 - Amostra 1211 internautas de 18 a 55 anos das principais regiões do país - classe A,B e C que costumam realizar compras online (fizeram ao menos uma nos 6 meses anteriores à pesquisa). .
  • (4) Material Black Friday "Tudo que você precisa saber sobre a Black Friday 2017" - Fonte: Reclame Aqui.
  • (5) https://exame.abril.com.br/marketing/descubra-os-dias-e-horarios-mais-agitados-das-redes-sociais/.