Glossário

Portal de Associados: Este website, que oferece vários serviços aos Associados Amazon, desde construção de links até relatórios atualizados diariamente.

Cliques: O número de cliques feitos por clientes em seus links do programa de Associados

Click-through Rate (CTR): O número de cliques nos seus links dividido pelo número de impressões, expresso como uma porcentagem. Por exemplo, se seus links receberam 50 cliques por cada 1000 impressões, seu click-through-rate seria 50/1000 = 0.05, ou 5%. O CTR pode ser usado para julgar quão efetivo é um link na geração de tráfego para a Amazon.

Cliques em links diretos: O número de cliques que seus clientes deram em links diretos anunciados por você.

Conversão de links diretos: Uma indicação de quão frequentemente visitantes clicam em links diretos e depois compram os produtos anunciados. O número é calculado dividindo-se o número de itens comprados pelo número de cliques em links diretos, expresso por uma porcentagem.

Conversão: O número de itens vendidos dividido pelo número de clicks em seus links, expressado como uma porcentagem. Por exemplo, se seus links receberam 200 cliques e esses cliques geraram 18 vendas, sua conversão seria de 18/200=0.09, ou 9%.

CSV (Comma Separated Values): Um formato tabular de dados no qual você pode baixar seus relatórios. Nesse formato, os valores estão separados por tabs (tabulações), não vírgulas, no arquivo de texto resultante.

Destinos favoritos: Um link que leva seu visitante do seu site para uma página específica de destaque na Amazon.com.br, tal como Mais Vendios, Ajuda, ou páginas de categorias.

Devolvidos: Produtos devolvidos à Amazon em caráter permanente.

Endereço de e-mail primário: O endereço de e-mail do usuário principal da conta.

Faturamento: O dinheiro pago à Amazon pela compra de produtos.

Ganhos: Comissões obtidas sob vendas de produtos anunciados.

Ganho sobre itens despachados: O valor pago à Amazon pela compra de produtos que foram entregues aos clientes.

Ganhos do mês atual: Seus ganhos totais entre o primeiro dia deste mês até o dia de ontem.

ID de Associado: Um ID único, gerado automaticamente, que é usado para identificar uma conta no programa de Associados.

ID de Rastreamento: Você pode criar múltiplos IDs de Rastreamento para monitorar a performance de múltiplos sites ou mesmo de links individuais. Como IDs de Associado, os de rastreamento aparecem nos links que você usa para enviar seus clientes à Amazon.com.br. Os IDs de Rastreamento permanecem associados à sua conta principal e não constituem uma conta separada. Para criar IDs de Rastreamento, vá a "Configurações de Conta" e, em seguida, a "Gerencie seus IDs de Rastreamento".

Impressões: O número de vezes que seus links para a Amazon são vistos. Só podemos contar as impressões para determinados tipos de links.

Itens Comprados: O número de itens comprados na Amazon.com.br através dos seus links. Não é necessariamente igual aos Itens Enviados, já que algumas vezes alguns pedidos são feitos e cancelados.

Itens Enviados: O número de itens comprados na Amazon.com.br através dos seus links e que foram efetivamene enviados aos clientes. A comissão correspondente a um produto só é creditada em sua conta de Associado quando o produto é enviado.

Link básico de produto: Um link, hospedado pelo Associado, para um produto específico na Amazon. Os Associados podem baixar uma imagem ou usar a descrição do produto. A maioria dos links básicos de produto levam os clientes a uma página com informações mais detalhadas sobre o produto.

Link de busca: Um link através do qual seus visitantes podem usar o mecanismo de busca da Amazon.com.br para localizar produtos nos quais estão interessados.

Link de produto: Um link para um item específico. Existem dois tipos: básicos e completos.

Link direto: Um link que leva um visitante do seu site a uma página de detalhe de um produto específico à venda na Amazon.com.br.

Link para a home page: Um link que leva um visitante do seu site para a home page da Amazon.com.br.

Links completos de produto: Um link para um produto específico na Amazon.com.br que inclui a imagem, o título, e os preços do item em questão.

Mês atual até hoje: O período que vai desde o primeiro dia do mês atual até hoje.

Novo cliente: Um cliente da Amazon.com.br que, durante o processo de compra, entra com um endereço de e-mail e uma senha não registrados anteriormente com a Amazon, efetua uma compra e recebe um produto.

Opt-in: O processo pelo qual um Associado seleciona o plano no qual deseja se inscrever.

Página de detalhe do produto: A página na qual os clientes podem ler detalhes sobre um determinado produto, incluindo nome, ASIN, imagem, preço, descrição, reviews de consumidores, e opções de compra.

Página de ofertas: Página contendo produtos em oferta.

Porcentagem da taxa de locação: A porcentagem do valor de compra de um determinado produto que é creditada em sua conta pelo aluguel de espaço publicitário à Amazon.

Preço: O valor que o cliente final paga por um produto: o preço listado menos qualquer desconto.

Produto Amazon: Um produto que é vendido e entregue pela Amazon, não por um terceiro.

Produto qualificado: Um produto que é vendido pela Amazon e que, de acordo com os termos do Contrato Operacional, se qualifica para o recebimento de taxas de locação de espaço publicitário por parte do Associado.

Reembolsados: Itens devolvidos à Amazon por um consumidor e cujo valor de compra foi reembolsado.

Relatório de ganhos: Relatórios que mostram o quanto você recebeu em taxas de locação sobre um determinado período de tempo.

Relatório de tendências diárias: Um relatório que mostra o total diário de cliques, pedidos feitos, e conversão, permitindo que você acompanhe de perto a performance do seu site.

Relatórios de IDs de Rastreamento: Relatórios que mostram a performance de seus IDs de Rastreamento, em termos de cliques, itens pedidos, itens despachados, faturamento, taxas de locação, e ganhos totais.

Relatórios de pedidos: Relatórios que mostram os itens que seus consumidores compraram e os tipos de link que funcionaram melhor.

Relatórios por tipo de link: Relatórios que mostram a performance dos diferentes tipos de links usados no programa de Associados.

Sumário de ganhos: Um relatório do mês atual até a data de hoje que inclui informações sobre itens vendidos, vendas completadas, e ganhos.

Taxas de locação: A soma de todas as taxas de locação geradas a partir da venda de produtos da Amazon.com.br anunciados em seu site.

Taxa de locação efetiva: Taxa de locação prevista no Contrato Operacional mais algum valor acrescido por evetuais promoções.

Tipo de link: Oferecemos diversas opções para a construção de links do seu site para a Amazon.com.br. Visite a seção "Links" para maiores informações sobre os tipos de links que oferecemos. Links de produto: Links para as páginas de detalhe de produtos específicos vendidos na Amazon.com.br.Links para produtos recomendados: Links que são atualizados a cada vez que sua página Web é carregada, com uma lista de produtos gerada por uma categoria ou palavra-chave escolhidas por você.Links de busca: Links que permitem que seus visitantes busquem diretamente na Amazon.com.br via seu site.Links de banner: Links que mandam seus clientes diretamente à página inicial da Amazon.com.br, uma página de categoria, ou uma página especial e promoções. Links fáceis, que são links atualizados dinamicamente, e links para a Home Page estão automaticamente incluídos nesta categoria. Links de texto: Qualquer link que redirecione clientes para páginas específicas da Amazon.com.br, tais como "Destinos favoritos" e "Link para qualquer página".

Trimestre: Cada ano é dividido em quatro trimestres: Q1 (1 de Janeiro a 31 de Março), Q2 (1 de Abril a 30 de Junho), Q3 (1 de Julho a 30 de Setembro), e Q4 (1 de Outubro a 31 de Dezembro).

Usuário primário: O usuário da sua conta que tem o poder de modificar as informações de pagamento e confirmar a adição de novos usuários à sua conta.

Vendedor: A entidade que efetua o pedido e entrega o produto.

Visitantes únicos: O número de visitantes em seu site que clicaram em links para a Amazon.com.br disponibilizados por você. Cliques repetidos no mesmo dia por um mesmo indivíduo não constituem visitas únicas.

XML (Extensible Markup Language): Um conjunto de regras para codificar documentos que nos habilita a criar arquivos que podem ser facilmente compartilhados entre diferentes sistemas. Você pode baixar seus relatórios em XML, e depois baixar a informação neles contida para seus sistemas internos e aplicações.