Glossário

Produto qualificado: Um produto que é vendido pela Amazon e que, de acordo com os termos do Contrato Operacional, se qualifica para o recebimento de taxas de locação de espaço publicitário por parte do Associado.

Produto Amazon: Um produto que é vendido e entregue pela Amazon, não por um terceiro.

ASIN: Abreviatura de "Amazon.com Standard Item Number." Cada item em nosso catálogo possui um ASIN único, composto de 10 dígitos. Você pode descobrir o ASIN de cada produto indo até a página de detalhe do produto e checando a seção "Detalhes do produto".

Central de Associados: Este web site, que oferece vários serviços aos parceiros Associados da Amazon, desde construção de links até relatórios atualizados diariamente.

ID de Associado: Um ID único, gerado automaticamente, que é usado para identificar uma conta no programa de Associados.

Link básico de produto: Um link, hospedado pelo Associado, para um produto específico na Amazon. Os Associados podem baixar uma imagem ou usar a descrição do produto. A maioria dos links básicos de produto levam os clientes a uma página com informações mais detalhadas sobre o produto.

Cliques: O número de cliques feitos por clientes em seus links do programa de Associados.

Click-through Rate (CTR): O número de cliques nos seus links dividido pelo número de impressões, expresso como uma porcentagem. Por exemplo, se seus links receberam 50 cliques por cada 1000 impressões, seu click-through-rate seria 50/1000 = 0.05, ou 5%. O CTR pode ser usado para julgar quão efetivo é um link na geração de tráfego para a Amazon.

Conversão: O número de itens vendidos dividido pelo número de clicks em seus links, expressado como uma porcentagem. Por exemplo, se seus links receberam 200 cliques e esses cliques geraram 18 vendas, sua conversão seria de 18/200=0.09, ou 9%.

CSV (Comma Separated Values): Um formato tabular de dados no qual você pode baixar seus relatórios. Nesse formato, os valores estão separados por tabs (tabulações), não vírgulas, no arquivo de texto resultante.

Relatório de tendências diárias: Um relatório que mostra o total diário de cliques, pedidos feitos, e conversão, permitindo que você acompanhe de perto a performance do seu site.

Link direto: Um link que leva um visitante do seu site a uma página de detalhe de um produto específico à venda na Amazon.com.br.

Cliques em links diretos: O número de cliques que seus clientes deram em links diretos anunciados por você.

Conversão de links diretos: Uma indicação de quão frequentemente visitantes clicam em links diretos e depois compram os produtos anunciados. O número é calculado dividindo-se o número de itens comprados pelo número de cliques em links diretos, expresso por uma porcentagem.

Ganho sobre itens despachados: O valor pago à Amazon pela compra de produtos que foram entregues aos clientes.

Ganhos: Taxas de locação obtidas sob vendas de produtos anunciados.

Relatório de ganhos: Relatórios que mostram o quanto você recebeu em taxas de locação sobre um determinado período de tempo.

Sumário de ganhos: Um relatório do mês atual até a data de hoje que inclui informações sobre itens vendidos, vendas completadas, e ganhos.

Taxa de locação efetiva: Taxa de locação prevista no Contrato Operacional mais algum valor acrescido por evetuais promoções.

Links completos de produto: Um link para um produto específico na Amazon.com.br que inclui a imagem, o título, e os preços do item em questão.

Destinos favoritos: Um link que leva seu visitante do seu site para uma página específica de destaque na Amazon.com.br, tal como Mais Vendios, Ajuda, ou páginas de categorias.

Link para a home page: Um link que leva um visitante do seu site para a home page da Amazon.com.br.

Impressões: O número de vezes que seus links para a Amazon são vistos. Só podemos contar as impressões para determinados tipos de links.

Itens comprados: O número de itens comprados na Amazon.com.br através dos seus links. Não é necessariamente igual aos Itens Despachados, já que algumas vezes alguns pedidos são feitos e cancelados.

Itens Despachados: O número de itens comprados na Amazon.com.br através dos seus links e que foram efetivamene despachados aos clientes. A taxa de locação correspondente a um produto só é creditada em sua conta de Associado quando o produto é despachado.

Tipo de link: Oferecemos diversas opções para a construção de links do seu site para a Amazon.com.br. Visite a seção "Links" para maiores informações sobre os tipos de links que oferecemos. Links de produto: Links para as páginas de detalhe de produtos específicos vendidos na Amazon.com.br. Links para produtos recomendados: Links que são atualizados a cada vez que sua página Web é carregada, com uma lista de produtos gerada por uma categoria ou palavra-chave escolhidas por você. Links de busca: Links que permitem que seus visitantes busquem diretamente na Amazon.com.br via seu site. Links de banner: Links que mandam seus clientes diretamente à página inicial da Amazon.com.br, uma página de categoria, ou uma página especial e promoções. Links fáceis, que são links atualizados dinamicamente, e links para a Home Page estão automaticamente incluídos nesta categoria. Links de texto: Qualquer link que redirecione clientes para páginas específicas da Amazon.com.br, tais como "Destinos favoritos" e "Link para qualquer página".

Relatórios por tipo de link: Relatórios que mostram a performance dos diferentes tipos de links usados no programa de Associados.

Mês atual até hoje: O período que vai desde o primeiro dia do mês atual até hoje.

Ganhos do mês atual: Seus ganhos totais entre o primeiro dia deste mês até o dia de ontem.

Novo cliente: Um cliente da Amazon.com.br que, durante o processo de compra, entra com um endereço de e-mail e uma senha não registrados anteriormente com a Amazon, efetua uma compra e recebe um produto.

Página de ofertas: Página contendo produtos em oferta.

Opt-in: O processo pelo qual um Associado seleciona o plano no qual deseja se inscrever.

Relatórios de pedidos: Relatórios que mostram os itens que seus consumidores compraram e os tipos de link que funcionaram melhor.

Beneficiário: A pessoa ou entidade à qual fazemos os pagamentos das taxas de locação do programa. A cada mês, uma notificação sobre a disponibilidade do pagamento é enviada ao endereço de e-mail primário da conta.

Preço: O valor que o cliente final paga por um produto: o preço listado menos qualquer desconto.

Endereço de e-mail primário: O endereço de e-mail do usuário principal da conta.

Usuário primário: O usuário da sua conta que tem o poder de modificar as informações de pagamento e confirmar a adição de novos usuários à sua conta.

Página de detalhe do produto: A página na qual os clientes podem ler detalhes sobre um determinado produto, incluindo nome, ASIN, imagem, preço, descrição, reviews de consumidores, e opções de compra.

Link de produto: Um link para um item específico. Existem dois tipos: básicos e completos.

Trimestre: Cada ano é dividido em quatro trimestres: Q1 (1 de Janeiro a 31 de Março), Q2 (1 de Abril a 30 de Junho), Q3 (1 de Julho a 30 de Setembro), e Q4 (1 de Outubro a 31 de Dezembro).

Porcentagem da taxa de locação: A porcentagem do valor de compra de um determinado produto que é creditada em sua conta pelo aluguel de espaço publicitário à Amazon.

Taxas de locação: A soma de todas as taxas de locação geradas a partir da venda de produtos da Amazon.com.br anunciados em seu site.

Reembolsados: Itens devolvidos à Amazon por um consumidor e cujo valor de compra foi reembolsado.

Devolvidos: Produtos devolvidos à Amazon em caráter permanente.

Faturamento: O dinheiro pago à Amazon pela compra de produtos.

Link de busca: Um link através do qual seus visitantes podem usar o mecanismo de busca da Amazon.com.br para localizar produtos nos quais estão interessados.

Vendedor: A entidade que efetua o pedido e entrega o produto.

ID de rastreamento: Você poderá requisitar esses IDs do Serviço de Atendimento ao Associado para monitorar a performance de múltiplos sites ou mesmo de links individuais. Como IDs de Associado, os de rastreamento aparecem nos links que você usa para enviar seus clientes à Amazon.com.br. Os IDs de rastreamento permanecem associados a sua conta principal e não constituem uma conta em separada.

Relatórios de IDs de rastreamento: Relatórios que mostram a performance de seus IDs de rastreamento, em termos de cliques, itens pedidos, itens despachados, faturamento, taxas de locação, e ganhos totais.

Visitantes únicos: O número de visitantes em seu site que clicaram em links para a Amazon.com.br disponibilizados por você. Cliques repetidos no mesmo dia por um mesmo indivíduo não constituem visitas únicas.

XML (Extensible Markup Language): Um conjunto de regras para codificar documentos que nos habilita a criar arquivos que podem ser facilmente compartilhados entre diferentes sistemas. Você pode baixar seus relatórios em XML, e depois baixar a informação neles contida para seus sistemas internos e aplicações.